Indicadores da Cidade

Área
Com predominância de planície, o município tem 772,0 km2 (setecentos e setenta e dois quilômetros quadrados), com esse total, o município representa 0,5% do território do Estado.

Mesorregião
Limoeiro do Norte está situado na mesorregião do Rio Jaguaribe, que corta em boa parte o Estado do Ceará.

Macrorregião
Das seis macrorregiões do Estado, Limoeiro está situado no grupamento Jaguaribe/Litoral Leste, que compreende 21 municípios.

Microrregião
No grupamento de seis municípios, Limoeiro do Norte situa-se na microrregião do Baixo Jaguaribe.

População
Segundo o Censo 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Limoeiro do Norte possui 55.474 habitantes.

Comunidades
O município possui 78 comunidades: Croata de Baixo, Croata de Cima, Tanquinhos, Croata, Sossego, Ipueira da Pedra, Carão, Espingarda, Mororó, Pistola, Viuvinha, João Alves, Caraúbas, Bixopá, Cabeça da Vaca, Jurema, Campestre, Canafístula de Baixo, Córrego do Feijão, Canafístula de Cima, Lages, Gangorra do Bixopá, Açudinho, Jenipapo, Espinho, Barra do Banabuiú, Triangulo do Bixopá, Danças, Gangorra, Liberdade, Manhada, Sapé, Faceira, Aningas, Ferrão, Água Branca, Congo I, Congo II, Ingarana, Gado Bravo, Setor 6, Setor S Canto Grande de Baixo, Barro Vermelho, Poço das Pedras, Canto Grande de Cima, Setor R Jenipapeiro, Cabeça Preta, Saquinho, Tomé, Ipú, Maracajá, Cercado do Meio, Cabeça de Santa Cruz; Santa Maria, Consulta, Santa Fé, Sucupira, Carrasco Grande, Sabonete, São Gonçalo, KM 70, KM 60, Lagoa do Rocha, São Raimundo, Arraial, Canafístula, Várzea do Cobra, Marquinhos, Pasta, Tabuleiro Alto, Pedra Branca, Lagoa das Carnaúbas, Jurema, Lagoa do boi, Bom Fim, Morros, Pedrinhas, Maria Dias, Quixaba, Sítio Milagres, Córrego de Areia, Setor 3, Setor 4, Setor 5 e Cidade Alta.

Clima
O clima predominante é quente e seco, característico do semi-árido, com índices pluviométricos abaixo de 700 mm por ano. Como é característico do clima tropical, ocorrem duas estações bem definidas: um verão chuvoso (de janeiro a abril, estendendo-se com chuvas fracas até o mês de junho) e inverno bastante seco (de julho a setembro). Ainda assim, a região de caatinga é mais beneficiada que em outras regiões do Estado, já que o município encontra-se cercado por águas (rios Jaguaribe e Banabuiú e afluentes).

Período Chuvoso
janeiro a abril


Temperatura Média
A temperatura média do Município situa-se de 26º a 28º C, com registro mínimo de 24º (noite) e máximo de 35º (meio-dia). O clima quente e a sensação de calor são acentuados ainda pela baixa altitude da cidade em relação a municípios vizinhos, dificultando a formação de ventos.

Solos
Típicos do domínio morfológico da Caatinga, os solos limoeirenses são rasos e pedregosos, mas a sua rocha do tipo escudo cristalino favorece a semi-impermeabilização de água, provocando a existência de rios e lagos. Os solos mais comuns: Solos Aluviais, Cambissolos, litossolos, Planossolo, Solódico, Vertissolo e Podzólico Vermelho-Amarelo.

Vegetação
A vegetação predominante em Limoeiro do Norte é de pequeno porte e do tipo Caatinga, que se apresenta verdejante nas épocas chuvosas e ressequidas, com desfolhamento, durante a estação seca. Na Caatinga, os vegetais mais comuns são: Pereiro, Jucá, Jurema, Pau-Branco, Aroeira, Catingueira, Juazeiro, Além de variedades de cactos como o mandacaru, o xiquexique, a palma e outros.

Nas margens dos rios e riachos, é marcante a presença da oiticica e da carnaubeira, sendo esta a mais abundante, apesar das sucessivas degradações da mata ciliar para plantação de leguminosas (arroz, milho, feijão, etc..). Durante muitos anos a cera da carnaubeira representou a principal fonte de riqueza de Limoeiro do Norte.

Relevo
O município tem o histórico habito de as pessoas utilizarem a bicicleta porque seu relevo é de planície, as conhecidas “depressões sertanejas”, um dos relevos mais antigos do Estado, datado da Era Cenozóica, tão antiga quanto a Chapada do Apodi, com alturas entre 250m e 300 metros.

Atividades econômicas
Pólo regional, Limoeiro do Norte conta com intenso fluxo de pessoas todos os dias, aquecendo, nos últimos anos, o setor de Comércio, desde os produtos alimentícios (possui duas fábricas de doces) às mini-indústrias de pré-moldados para construção civil, que apresenta grande crescimento devido à imigração de profissionais que vieram trabalhar em órgãos Federais e Estaduais sediados no Município. A existência de faculdades amplia o quadro de mão-de-obra qualificada, como também absorve pessoas para trabalharem nessas entidades.

Além do setor de serviços, que mais concentra a população economicamente ativa de Limoeiro do Norte, o setor primário deste município é bastante desenvolvido. A fertilidade do solo da Chapada do Apodi e a fácil captação de água para irrigação são importantes atrativos para o desenvolvimento do agronegócio no município, que já é o maior exportador brasileiro de melão e o segundo maior exportador de abacaxi. A atividade agrícola gera divisas de aproximadamente R$ 50 milhões anualmente para as empresas instaladas no Município, quem empregam, direta e indiretamente, cerca de cinco mil pessoas. Na agricultura de Sequeiro, é comum a plantação de milho, feijão, arroz e algodão arbóreo e herbáceo.

Na pecuária, destaca-se a ovino-caprinocultura – nos últimos três anos, Limoeiro do Norte saltou da produção diária de cinco mil para 45 mil litros de leite de gado, aquecendo a economia local. Uma das atividades econômicas futuras que pretendem ser muito rentáveis é o plantio da mamona para produção de biocombustível.

Atualmente, 150 pequenos produtores produzem em 250 hectares de terra. Estima-se que nos próximos anos a produção de mamona aumente em pelo menos R$ 3 milhões anuais as divisas do município. Outro tipo de extrativismo, esse mais antigo, é feito com a carnaúba, para aproveitamento industrial de sua cera para produção de óleos e até mesmo peças de computador.

Outra atividade econômicas do município é o Artesanato (principalmente peças produzidas da matéria rústica do barro, da palha e do talo da carnaúba, panos, coco e até ferro velho). As peças de barro – ornamentais ou para uso doméstico - de artesãos como Lúcia Pequeno destacam-se pela qualidade de acabamento e são vendidas para vários países do mundo. Destaque também para a Cantaria (arte de esculpir em pedras de calcário), largamente difundida na região pela abundância da matéria prima. E antes mesmo de ser usada para arte, produtos minerais como o calcário já são largamente utilizados em todo o estado por indústrias químicas sediadas em Limoeiro e que abastecem o mercado nordestino.

Acidentes Geográficos
São poucos terrenos acidentados, dada a sua estrutura plana, mas acidentes geográficos podem ser encontrados nos rios (e seus afluentes) Jaguaribe, Quixeré e Banabuiú, Lagoas do Canto Grande e das Pedras; açudes barracão, gado novo e Ingarana.


Retirado de:
http://www.limoeirodonorte.ce.gov.br/